As Quatro Pontas da Cruz


Como pode Deus ser justo e misericordioso ao mesmo tempo? Se Ele é justo, pune o culpado, de forma merecida, pelo crime cometido. Se é misericordioso, deixa de punir o transgressor pelo erro efetuado. Isso não seria uma contradição?
Tudo se resolve na cruz. Naquela cruz horrenda, através da qual Deus nos perdoou.



Na ponta de cima: a justiça de Deus, recaindo sobre um homem, que deveria ser eu e você. Essa justiça é implacável, imparcial, indelével. Deus derrama a Sua ira contra o pecado, punindo Aquele que não cometeu crime nenhum, mas que assumiu os nossos. Quem observa essa ponta da cruz, vê espinhos e sangue... Vê uma cabeça baixa, dizendo:

 Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

Na ponta direita: a misericórdia de Deus. Passando de geração a geração... Renovando-se todo dia... É a causa de não sermos consumidos. É a nossa absolvição. Com a mesma mão que sofre nessa ponta, o Supremo Juiz bate o martelo e nos considera inocentes. O preço foi pago por outro. Pelo Seu próprio Filho. Quem observa essa ponta da cruz, ouve Cristo dizendo:

– Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem...

Na ponta esquerda: a graça de Deus. Assim como a canhota de quem é destro, pouco reconhecida e aplicada. O homem prefere a sua mão de trabalho, as suas próprias obras. Mas a graça de Deus nos oferta, através de Jesus, o que nunca conseguiríamos por nós mesmos: a vida eterna! Quem observa essa ponta da cruz, ouve Cristo dizendo:

– Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso!

Na ponta de baixo: os nossos pecados. Enterrados. Apagados. Ninguém os vê. Foram cobertos pelo sangue que escorreu na cruz. Cobertos pelo sangue precioso de Jesus! Quem busca essa ponta da cruz, ouve Cristo dizendo:

– Está consumado!

No centro da cruz: um coração. Batendo cansado, ferido. Ainda batendo... Esse coração é a razão daquela cruz. É o abraço da justiça, da misericórdia e da graça de Deus.




Nesse coração pulsa o AMOR. Muito amor! Amor profundo! Amor eterno! Amor que não olha para as nossas falhas, mas dá a vida por conta delas. Quem crê nesse coração, tem a vida eterna. E sente Cristo dizendo:

– Como o Pai me amou, Eu também vos amei; permanecei no Meu amor.               

                                         
                                   Pablo Bernardes
                                     (01/08/2012)


Nenhum comentário:

Postar um comentário